Fórum Estadão Crescimento e Previdência (atualizado)

O Grupo Estado reuniu membros do governo federal e especialistas nacionais e internacionais em um fórum para discutir as mudanças na previdência após novo grau de investimento. Foram dois painéis em que oito especialistas debateram se o bom momento da economia brasileira diminui a urgência de reforma previdenciária e o crescimento econômico e os novos rumos no país.

O evento, que ocorreu no Sulamerica Hotel Renaissance em São Paulo, foi transmitido pela ao vivo pela TV Estadão. Consegui acompanhar uma parte do segundo painel, que sob a mediação do colunista Celso Ming e que colocou lado a lado para debater o tema alguns especialistas, de agência de rating, bancos e universidade.

A crise financeira dos mercados foi o tema dominante na parte do debate que pude acompanhar. O presidente do Banco Central do Brasil Henrique Meirelles que fez a apresentação final onde fez uma explanação sobre como se chegou a esta situação nos mercados de capitais. Ou seja, o evento, planejado a dois meses, que deveria avaliar o bom crescimento brasileiro dos últimos anos e debater os problemas da previdência, social e complementar, foi afetado pela conjuntura financeira mundial. Foi bom, mas eu poderia ter ficado estudando estatística ou lendo sobre como foi definido o tratamento para superávit e déficit de fundos de pensão.

Vídeos com os debates em breve deverão estar na página da TV Estadão, a exemplo do que aconteceu com o primeiro do primeiro Debate Estadão que discutiu a Pré-sal, e no qual Aloízio Mercadante e Fernando Henrique Cardoso, digamos assim, divergiram. O primeiro painel de hoje, que debateu o a urgência de reforma previdenciária deverá ser um pouco mais útil.

[ATUalização]: Já estão na página dois vídeos, em que Helmut Schwarzer, discursa se a reforma da previdência é necessária e Sebastian Briozzo, da S&P, fala sobre a economia brasileira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: