Seguradores portugueses cobram prêmios mais altos por sobrepeso

Faixas de prêmios diferenciadas em seguros de vida e saúde para fumantes já são realidade em países como o EUA. Agora, em Portugal (país que tem mais da metade dos habitantes acima do peso), os obesos também estão pagando mais por seguros do Ramo Vida.

A notícia que chega em forma de denúncia é, na minha opinião, uma boa medida para manter o equilíbrio dos planos, já que, sabidamente, assim como acontece com os que sofrem de subpeso, gordinhos e gordinhas tem menores expectativas de vida do que pessoas de peso médio. Já defendi, veladamente é verdade, que o maior número de variaveis fossem levadas em consideração no cálculo de prêmios no Ramo Vida, assim como já acontece na maioria dos seguros Patrimoniais, fugindo um pouco da dependência dos “x anos de vida”, que descapitalizadas à elevadas taxa de juros sempre dão resultados equilibrados às companhias.

Medidas da barriga podem entrar nos cálculos atuariais?

Medidas da barriga podem entrar nos cálculos atuariais?

No fundo, vejo até um lado positivo nesta “inovação” dos seguradores portugueses. A “discriminação”, pelo menos, garante que obesos possam ter cobertura de seguros de vida e planos de saúde (pagando um valor justo por elas). Sabemos que a prática das seguradoras, quando não podem diferenciar seus valores de prêmio, é apelar para a subscrição e recusar as propostas à um prêmio médio, um cenário ainda mais temeroso.

Fonte: Papo de Gordo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: