Relato do Encontro com o IBA em Porto Alegre

Daria para citar aqui todos os atuários que compareceram à apresentação do Primeiro Ciclo de Encontros do Instituto Brasileiro de Atuária em Porto Alegre, sem ter que, para isso, fazer um post imenso. Pouco mais de uma dezena de atuários, uma boa parte estudantes, estiveram na Funenseg nesta sexta-feira. Mas essa é, provavelmente, a única nota ruim que se possa tirar do encontro.

Ruim, mas nem tanto. O baixo nível de participação permitiu aos interessados um proveitoso bate-papo, em que foram abordados diversos temas de interesse da atuária brasileira. Após um rápida introdução do IBA, houve uma apresentação do IBAPrev, feita por um representante do Petros, gestor do plano. Na apresentação desenvolvida pelos representantes do IBA, presidente Natalie Hurtado e vice-presidente Richard Dutzmann, a cada ponto surgiam dúvidas, discussões e sugestões. Vou destacar, superficialmente, alguns pontos, mas não deixe de participar dos encontros em sua cidade.

Conselho Federal de Atuária
Em quase todos os pontos em que alguma dificuldade era apresentada a falta de um conselho se destava como o principal empecilho à sua resolução. Atualmente, há um ante-projeto em faze final de análise pela Casa Civil referente a estruturação de todos os conselhos de classe, e um outro projeto sobre o Conselho Federal de Atuária, no Ministério do Trabalho.

Educação
A atual diretoria do IBA optou por separar a Educação Continuada dos atuários, da graduação dos estudantes de Ciências Atuariais. Para a Educação Continuada há a idéia de que se realize palestras mensais, em alguns meses, e cursos (com opção posterior de visualização, não gratuita, pelo site do IBA). Para a graduação, há uma preocupação em alinha o Exame de Admissão com os conteúdos apresentados pela maior parte dos cursos e elaborar as diretrizes curriculares para cursos de Ciências Atuariais.

Página do IBA
A página do IBA está sendo reformulada, e ainda em abril deverá estar no ar, fóruns temáticos para discussões de propostas.

Eventos
Os Congressos do IBA voltarão a ser realizados em anos par. O próximo deverá ocorrer em maio de 2010, no Rio de Janeiro. Em 14 de setembro deste ano, deverá acontecer a comemoração pelos 65 anos do IBA.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: