O Brasil poderia sediar um Congresso Internacional de Atuária?

Em 2010, além da Copa do Mundo, a África do Sul vai sediar outro grande evento: o IXXX ICA, Congresso Internacional de Atuária. Logicamente, os dois eventos só caminham juntos cronologicamente, já que ambos se repetem de 4 em 4 anos. Mas, será que ser sede da Copa em 2014 habilitaria (ou, ao menos, ajudaria a promover) alguma cidade brasileira a sediar a edição 2014 do ICA?

Para 2014 não. Esta coincidência geográfica vai acabar, já que a 30ª edição do ICA tem local determinado. O EUA voltará a sediar o maior encontro de atuários, desta vez em Washington. Mas, e para os anos seguintes? Alguma cidade brasileira teria estrutura para abrigar tal evento? A nossa classe atuarial teria capacidade para promover um grande Congresso?

Definido que a Copa do Mundo será no Brasil, e que cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo (centros mais importantes da atuária brasileira) serão sede de partidas, por que não pensar em trazer para o país um edição do ICA? A África do Sul certamente se valeu disso de ser sede da Copa de 2010 para levar o IXX ICA à Cidade do Cabo. E afinal, cidades que tenham capacidade de promover aberturas e finais do maior torneio esportivo do mundo, certamente poderiam abrigar com qualidade um congresso de atuários.

VII Congresso do IBA

VII Congresso do IBA

Para a atuária brasileira seria uma grande oportunidade de promover o país e trazer notáveis especialistas para conhecer o Brasil, promover nosso país, criar e fortalecer laços. Os benefícios, indiscutivelmente, seriam muitos. Cabe refletir sobre a capacidade que uma classe profissional sem Conselhos e que apresenta extrema dificuldade em promover eventos científicos teria para trazer para a “periferia” geográfica da Ciência Atuarial a edição de um evento tão relevante para formação da profissão atuarial. Vale destacar que a única edição do evento realizada na América Latina foi a 27ª, ocorrida em 2002 no balneário mexicano de Cancun.

E como nestes eventos o Programa Social é, para alguns participantes, o ponto auto do Congresso, o Rio de Janeiro largaria como forte candidato para sediar uma edição do ICA, basta talvez um pouco mais de organização e empenho para propagandear a candidatura, caso, claro, o atuariado brasileiro ache que valhe a pena.

Uma resposta a O Brasil poderia sediar um Congresso Internacional de Atuária?

  1. Paulo Vitor diz:

    Acredito que o Brasil já dispõe de profissionais de alto nível da atuária. Vide os Doutores Roberto Westenberger e Fernanda Chaves Pereira, ambos professores do mestrado de Atuária do IAPUC. Entre outros profissionais de diversas áreas de atuação.
    O Atuário brasileiro “sabe dar conta do recado”. Sucesso à todos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: