Dia do Atuário Brasileiro

Em 3 de abril de 1970, os atuários brasileiros conquistavam a regulamentação oficial do exercício de sua profissão. Neste dia, por meio do Decreto nº 66.408, foi outorgado o Regulamento que dispõe sobre o exercício da profissão de atuário no Brasil, aprovado no ano anterior. Embora não seja uma data oficial (não há lei que trate do assunto), todos os anos a classe atuarial brasileira celebra esta data, com a comemoração do Dia do Atuário.

Mas, assim como a profissão atuarial, mundialmente, não nasceu necessariamente com a criação a criação do Instituto de Atuários de Londres ou com a nomeação de Willian Morgan como atuário da Equitable Life (as duas versões mais “aceitas”), no Brasil a atuária surgiu antes que a legislação assim a definisse. Em 1941, foi lançada a primeira edição da Revista Brasileira de Atuária. Há época, a maioria dos atuários brasileiros eram contadores, engenheiros e estatísticos, que atuavam com seguros e previdência. Ainda antes disso, profissionais securitários brasileiros chegaram a participar de Congressos Internacionais de Atuários, como registra Weber Ferreira na Coleção de Introdução à Ciência Atuarial.

Com a expansão e o aperfeiçoamento da ciência atuarial, a profissão de atuário passou a ter, não só no Brasil mas em praticamente todo o mundo ocidental, uma grande finalidade pública. No Brasil, ainda em 1944, os atuários formaram uma instituição sem fins lucrativos para congrega-los, o Instituto Brasileiro de Atuária.

"Isso é que eu chamo de avanço!"

De lá para cá a profissão, que se expandia mundo a fora, passou por altos e baixos no país. Seguindo uma linha muito presente na Europa Continental e graças à força centralizadora dos ditadores militares, os atuários ficaram “engessados” pela rígida regulamentação do governo central. O atual momento da profissão no país é de expansão. Surgem cada vez mais cursos relacionados à atuária, há uma boa demanda por profissionais da área e uma certa glamorização da profissão – a bem da verdade, com menos força.

E para o futuro, o que esperar? Antes mesmo da crise financeira já haviam diversos desafios para os cientistas atuariais. E agora, como os atuários podem ajudar na implementação de um sistema global de gestão de riscos financeiros, que melhore a governança e ajude a prevenir futuras crises como esta? Tudo bem, hoje o dia é pra comemorar, mas não vamos perder muito tempo pra começar a pensar nisso.

E antes que eu me esqueça, parabéns atuários, atuárias e projetos de atuários leitores do Provisões.

2 respostas a Dia do Atuário Brasileiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: