Momento para prestar atenção no Banco do Brasil

Em um momento em que as más notícias vindas do setor financeiro imperam sobre as boas, os números publicados pelo Banco do Brasil na última quinta-feira, animaram. Por traz deles, há um importante fator atuarial e previdenciária.

A Previ – ou então, o Banco do Brasil – os principais interessados na Resolução 26 do Conselho Gestor de Previdência Complemetar, e após a crise financeira, tornou-se o principal beneficiado por ela, com uma revisão dos seus ativos e passivos atuariais o banco “ganhou” mais de 2 bilhões e meio de reais, conforme comunicou a CMV em Fato Relevante, ainda no final de janeiro. Na semana em que houve o anúncio da revisão, as ações do Banco do Brasil fecharam com alta de 6,77%, uma antecipação ao bom resultado apresentado nas demonstrações contábeis do 4º trimetre.

Mesmo com as perdas no mercados de ações que a Previ, fundo de pensão brasileiro mais exposto a esse tipo de investimento, teve nos últimos meses, o alto superávit que vem sendo acumulado e as novas regras trazidas pela Resolução 26 permitiram que o Banco do Brasil revisasse seu planos de Aposentadoria e Pensão que só não tiveram um impacto ainda maior no Lucro do banco devido a revisão dos planos de Assistência à Saúde, que registram um saldo negativo.

Rede de agências é ponto forte do BB na venda de seguros

Rede de agências é ponto forte do BB na venda de seguros

Mesmo com os bons resultados, o banco não deverá ficar parado em meio a crise. O BB estuda reestruturar toda sua área de seguros e previdência, que hoje conta com diversos parceiros, e racionalizar as operações com apenas um parceiro, ou nem isso.

No último balanço, as cinco companhias do Banco, quem trabalham em parceria com outras gigantes como SulAmérica, Mapfre, Aliança do Brasil e Icatu Hartford, representaram apenas cerca de 7% dos ganhos totais do BB. Mesmo com toda a estrutura do banco o grupo é apenas o terceiro maior segurador nacional, bem atrás dos líderes Bradesco e Itáu/Unibanco.

Uma resposta a Momento para prestar atenção no Banco do Brasil

  1. AHHHHHHHHHHHHHHHHHH.
    suspeitei desdo princípio…
    quando fiquei sabendo dessa notícia por pessoas que não conhecem atuária eu fiquei espantando.
    Então o que aconteceu foi o seguinte,
    aqueles absurdos que a CGPC 26 traz, na questão do superávit, eles deixaram de repassar esse dinheiro então? Revisão de Ativos em meio da crise, e falar que teve lucros exorbitantes pra mim não convenceu,
    agora revisar passivos é o pior de todos, a resolução fala exatamento o contrário, suas hipóteses tem que ser ainda mais conservadoras.

    Pelo que entendi é isso!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: