Sinistros bem sinistros

A fraude em seguros é um tema recorrente para quem trabalha no ramo securitário. Mas, ao contrário do que as publicação, estudos e palestras do mercado tenta fazer crer essa é, infelizmente, uma faca de dois gumes. As motivações que deram base para a criação de uma CPI das Segurados na Assembléia Legislativa de São Paulo são prova disso.

Com o começo do ano legislativo de 2009, os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito, criada para apurar, principalmente, denuncias ligadas à atitudes irregular por parte de companhias de seguro que operam no ramo auto, depoimentos e investigações devem ganhar força. Não se trata de uma notícia requentada.

Foco das investigações estão na relação seguradora-oficina

Foco das investigações estão na relação seguradora-oficina

Assim como os controles internos, os métodos de tarifação, de regulação sinistro e de comercializão evoluem, as formas, digamos, fora do principio da boa-fé, aparentemente, também se aprimoram.

Há alguns anos, seguradoras foram condenadas em um esquema que lesou diversos segurados, que após terem seus carros roubados eram acusados de simular a ocorrência e revender os veículos no Paraguai, em um esquema que contava com cartórios daquele país e policiais brasileiros. Acuados por processo, muitos segurados deixavam de requerer suas indenizações.

Agora, um novo esquema envolve, além das seguradoras, oficinas mecânicas, que se dizem pressionados a utilizar nos consertos peças de segunda mão como se novas fossem. Essa é a principal motivação para a criação da CPI, no final do ano passado pela ALSP.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: