Direito e seguros (atualizado)

Há, pelo menos, uma classe muito favorecida com crises econômicas: a dos advogados. Há, pelo menos, um setor muito afetado por fraudes em épocas de crise: o securitário. Os motivos são os mesmos, e estritamente econômicos. Em épocas de crise, com recursos ainda mais escassos, aumentam os incentivos para que você entre na justiça por causa daqueles metros do terreno que o vizinho tomou, aquela ofensa moral da qual você foi vítima ou para ter seu carro roubado.

É visível que cresce no setor de seguro, e também no direito, cresce cada vez mais a intersecção entre direito e seguro. Como exemplo disso, podemos citar o aumento de cursos e publicações sobre o tema, as discussões sobre os riscos jurídicos e de regulação e a necessidade de uma provisão para pagamento de questões judiciais.

Juiz

Na morte evite o inferno, em vida evite os tribunais

Nesse contexto, o Instituto Brasileiro de Direito do Seguro, criado em maio de 2000, e que se dedica a promover o diálogo sobre o direito do seguro, desenvolvendo o conhecimento a seu respeito e difundindo-o nos meios técnicos e acadêmicos, propagandeando o PL 3555/04, além dos textos que publica em sua página, lança também uma revista, denominada Revista Brasileira de Direito do Seguro e da Responsabilidade Civil, com toda a sorte de artigos sobre o tema e uma diversidade de autores.

A  Revista Brasileira de Direito do Seguro e da Responsabilidade Civil foi lançada ontem (29 de janeiro) e, naquele estilo da Revista Brasileira de Risco e Seguro,  traz diversos artigo em sua primeira edição.

Na relações econômicas, a justiça já demonstrou diversos avanços nos últimos tempos. Muito disso deva-se, talvez, ao crescimento no interesse do estudo das Análise Econômica do Direito. Por quê não podemos ter os mesmos avanços na indústria securitária?

[ATUalização]: Depois que publiquei o texto, lembrei-me desta reportangem sobre fraude e recessão na página da Lloyd’s de Londres.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: