Novo fator previdenciário

Para evitar o fim do Fator Previdenciário (FAP), o governo federal está trabalhando em uma proposta para flexibilizar cálculo para aposentadoria. Pressionado pelas centrais sindicais e algumas manifestações de aposentados, e vendo crescer na Câmara dos Deputados o apoio ao fim do Fator o governo decidiu contra-atacar.

A idéia é alterar a fórmula atual de modo que o tempo de contribuição e a idade do trabalhador, somados, atingissem 95 (homens) e 85 ( mulheres), para que o benefício seja equivalente a 100% da média das contribuições, como acontece com a aposentadoria dos servidores.

A proposta, embora não seja concreta, é uma clara demostração de que o governo não abrirá mão de algum mecanismo que adie as aposentadorias precoces. Entretanto, as constantes alterações nas regras para concessão de benefícios criam um clima de incertezas e impedem o aperfeiçoamento da legislação previdenciária.

No dia 1º deste mês a tabela de fatores da FAP foi atualizada de acordo com a nova expectativa de vida dos brasileiros, que, segundo o IBGE, passou de 72,3 (2006) para 72,6 anos (2007). A alteração resultou em redução dos fatores, de, em média, 0,42%, já que demonstrou elevação na sobrevivência.

Uma resposta a Novo fator previdenciário

  1. Vitor Navarrete diz:

    Bando de infeliz. Querendo se aposentar aos 50 anos. Ninguém pensa no coletivo, só quer saber de si mesmo. o.O

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: