Resumo da Semana XXI

Resumo da Semana mais um vez em torno da crise. O lado bom é os investimentos no mercado segurador, que continuam chegando ao Brasil, e a medida prudente do governo para resolver problemas de liquidez.

E a crise financeira internacional parece não estar afetando os investimentos de resseguradoros estrangeiros no Brasil. Nos ultimos dias a Susep autorizou quatro companhias a operar no país: Houston Casualty Company, do Estados Unidos, vai operar como eventual. As outras três vem do oriente: Tokio Marine Global, registrada no Reino Unido e Samsung Fire & Marine Insurance, da Coréia, atuarão como eventual, e a Mitsui Sumitomo Insurance Company, do Japão, como ressegurador admitido. A lista de corretoras também não para de crescer.

A unica resseguradora nacional privada, a JMalucelli Re anunciou que em quatro meses de operação contabilizou 15.693 apólices, com 44,7 milhões reais em prêmios. Mas os proprios executivos da companhia, assim como outros players do mercado, acreditam que os preços de resseguros deverão aumentar no ano que vêm em virtude da crise e do encarecimento do crédito.

Para conter a crise governos do Brasil e Argentina tomaram atitudes distintas. O governo brasileiro publicou um Medida Provisória que permite que bancos públicos adiquiram bancosseguradores e outras instituições financeiras, como pouca gente observou – visando garantir liquidez e salvar instituições em falencia. Já o governo argentino, tomou medidas mais estatisante e passou a comandar  os fundos de pensão dos argentinos. A medida gerou muita desconfiança de investidores, mas pode ter sido fundamental para garantir os benefícios de milhões de argentinos, obrigados a optar entre a previdência pública e privada.

E como crise é sempre uma boa oportunidade para advogados e criminosos, vai haver um bom mercado para o produto que a SUSEP acaba de autorizar: Seguradoras brasileiras poderam comercializar seguros para cobrir extorsão mediante seqüestro, cobertura antes somente disponível no exterior.

Podcast da Semana
Essa semana vou indicar o o Podcast na Semana é na verdade uma página inteira de podcast’s. A Amil, que trabalha no setor de sáude, mantem a página Pod Ter Saúde, com dicas de saúde e qualidade de vida dada por médicos. O site é feito em parceria com PodCasting Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: