Preparatório para prova do IBA (atualizado)

Aconteceu o que todo mundo esperava (e que alguém havia planejado?). A Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, ligada a USP, está oferecendo curso preparatório para a prova do IBA, obrigatória para filiação dos novos membros desde 2005.

Segundo a Fipecafi, o curso proporciona um aprofundamento de conceitos relativos à Matemática Financeira e Atuarial, Probabilidade e Estatística, Modelagem, Investimento e Gerenciamento de Ativos, Economia e Contabilidade. As disciplinas tem conteúdo programático atualizado, e são ministradas por professores especialistas, mestres e doutores com experiência de mercado e com foco na realização da Prova do IBA.

São 100 horas de curso e o investimento é de até 4.690 reais.

E aí colega atuário, o que você acha disso?

[ATUalização]: O valor e carga horária foram alterados para 2.890 reais e 60 horas/aula.

Maiores informações:
Site da Fipecafi

7 respostas a Preparatório para prova do IBA (atualizado)

  1. Clara diz:

    Prezados, como disse o denominado “MIBA”, quem lhe contrata não sabe como você fez para conseguir o número, apenas quer saber se você foi capaz de consegui-lo.

    Como formei em meados de 2009, espero contar com o curso sim, para relembrar alguns conceitos pouco utilizados no meu dia a dia de trabalho.
    Mas, infelizmente, acho que o curso preparatório é ministrado apenas em SP, e eu moro em BH, logo preciso saber se tem algum curso aqui. Vocês podem me informar?

    Espero que vocês tenham sido admitidos no exame de 2009, estou um pouco atrasada no comentário.

    Abç

    • Priscila diz:

      Oi pessoal!

      Como está o processo agora para ter o MIBA heim?
      Formei-me há algum tempo, mas nunca precisei do registro, agora tenho interesse por conta de concursos na área.

      Obrigada.

  2. […] a ser obrigatória para que os novos formandos conseguissem registro no Instituto e neste ano ganhou até um cursinho preparatório, ocorrerá em 16 de fevereiro em diversas capitais do […]

  3. O surgimento deste primeiro curso preparatório para a prova do IBA (primeiro porque já vislumbro um cenário em que outros cursos surgirão) derruba totalmente os argumentos daqueles que diziam ser a prova um instrumento de retaliação da má formação atuarial. De fato, infelizmente, como muitos já argüiam a prova não medirá a melhor formação, mas quem fez o melhor cursinho de 1 mês, em detrimento a toda uma formação de, no mínimo, 4 anos. Não obstante, vemos que tal cursinho será uma fonte de renda adicional para alguns e, quando penso nisso, fico com o questionamento inicial do autor do texto “e que alguém havia planejado?”

  4. Camila diz:

    Acho muito pertinente o curso preparatório ministrado pela Fipecafi, visto que já é do conhecimento de muitos a precariedade da grade curricular dos cursos de atuária, mesmo sob o reconhecimento do Ministério da Educação. Eu, por exemplo, com certeza vou recorrer ao curso preparatório.

  5. MIBA diz:

    Qdo eu contrato um advogado, nao me importa se ele fez cursinho ou não, o q me importa é q ele seja filiado a OAB.
    E outra do jeito que o Victor fala, ele nao contrataria um de nós atuários, q compoem 99 % do mercado q se quer fizemos prova.
    Kara vc precisa tirar o o MIBA de qq jeito com curso ou sem, só vou te contratar se vc tiver o MIBA!

  6. Víctor Taube diz:

    Ah…. não sei não viu… eu não esperava por isso. Faço assim um comparativo com a prova da OAB. Se vc não aprendeu direito no curso, vc vai fazer um curso pra fazer uma prova de ordem? eu acho meio esquisito isso, e se eu fosse algum empresário não contrararia alguém que fez um curso deste, dari muito mais valor para quem não precisou disso… Ao invês de fazer um curso preparatório pq não dá um upgrade no(s) curso(s)? pra mim é uma opção infinitamente mais válida.
    è uma opnião minha.
    ABraços! e Parabéns Araldi, sempre estou vendo o seu blog e só agora fiz um comentário, mas blz né? hehe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: