IPEA analisa dados do PNAD 2007

A série de quatro publicações do Instituto de Pesquisa Economica Aplicada, com as primeiras observações sobre os dados do PNAD 2007 foi concluída ontem, com a divulgação do Comunicado Primeiras Análises (volume 4) – Educação, juventude e raça.

Com base nos dados fornecidos pelo IBGE, o IPEA concluiu que 13,8 milhões de brasileiros mudaram de estrato social entre 2001 e 2007. No mesmo período, o grau de desigualdade de renda no país, medido pelo Coeficiente de Gini, caiu de 0,593 para 0,552, embora as desigualdades regionais ainda sejam muito fortes. Uma das razões apontadas pelo estudo para a queda da desigualdade foram as políticas sociais e de previdência social.

Um dos estudos, foi dedicado sobre o trabalho e previdência e destacou o aumento na proporção de trabalhadores que contribuem com a Seguridade Social. Os outro dois estudos, sobre demografia e gênero e educação, juventude e raça, apresentam as perspectivas de crescimento populacional, redução da fecundidade e aumento da expectativa de vida, questão relevante para o andamento das contas da Previdência.

Embora todos os efeitos decorrentes do aumento da longevidade, não se pode dizer que ela seja algo ruim. O quadro atual não exige juízo de valor, mas sim uma adequação a realidade e planejamento ajustado as perspectivas. Para manter o “equilíbrio” do sistema previdenciário, cada vez mais os idosos são levados a se manter ativos.

Textos e apresentações

PNAD 2007: Primeiras Análises – Pobreza e mudança social
PNAD 2007: Primeiras Análises – Mercado de trabalho, trabalho infantil e previdência
PNAD 2007: Primeiras Análises – Demografia e Gênero
PNAD 2007: Primeiras Análises – Educação, juventude e raça

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: