Resumo da Semana XVIII

Nesta semana em que foi rejeitado, e dias depois aprovado o pacote de socorro do mercado financeira, o Provisões, trás algumas notícias sobre a repercussão do pacote e da creise financeira na indústria dos seguros e da previdência.

No berço da crise, Harry Reid, líder democrata no Senado estadunidense, declarou que outra grande seguradora estava a ponto de quebrar. Além disso, o modelo agressivo da previdência privada do EUA, ameaça a aposentadoria de muitos norte-americanos. Entretanto, executivos do mercado segurador do grande país do norte, afirmam que as seguradoras americanas de ramos elementares não oferecem riscos para segurados.

O foco da crise agora atravessa o Atlântico e desembarca na Europa, onde chefes de estado e governo de diversos países discutem medidas para que os efeitos da crise na economia européia seja o menor possivel.

No Brasil, alguns efeitos da crise já podem ser sentidos, principalmente em relação ao crédito, o que fez com que o Banco Central tomasse medidas para ampliar os recursos disponíveis no mercado. Aqui, os parlamentares também estão atentos à crise. Mas as expectativas e investimentos estrangeiros no mercado ressegurador continuam, a Zurich Insurancem tornou-se essa semana a 24º resseguradora autorizada a operar no país.

Podcast da Semana

Nesta semana, o aúdio que trago é uma entrevista de Luiz Fernando Figueiredo ao Estadão, em que fala sobre a crise financeira. A entrevista é muito boa, mas dura uma meia hora!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: