Resumo da Semana XVII

Depois de algumas semanas, Resumo da Semana, o 17º, volta a seu dia normal, sábado. Numa semana que de muita atividade aqui no blogue (diga-se de passagem, incompatível com minha vida acadêmica).

No Equador, que neste final de semana vota em referendo sua nova Constituição, a Construtora brasileira Odebrecht teve seus bens naquele país bloqueados. A notícia é ruim para a maior construtora do Brasil, com crescente atuação internacional nos últimos anos, mas pode ser pior ainda para a mais nova seguradora estatal estadunidense. A AIG, juntamente com o BID, é responsável pelo seguro garantia das construções da Odebrecht. Operação de seguro garantia não tem um regulação de sinistro rápida, então, este sinistro, se estiver segurado, não terá repercussão imediata junto às contas da AIG.

A crise que afetou a AIG também repercutiu na Previ, caixa de previdência dos funcionários do Banco do Brasil e maior fundo de pensão do país, perdeu 10 bilhões de reais em seus investimentos de renda variável. Não deverá haver impactos imediatos para os beneficiários e assistidos, mas o processo de redução da carteira de renda variável do fundo, de médio prazo, deverá ser afetado. As perdas representam um prejuízo dez mil vezes maior que os que a Previ já perdeu na Costa do Sauípe (imagem).

Na terça-feira, o Ministério da Previdência Social informou o resultado do RGPS. O déficit da previdência recuou 13,7% em relação ao ano anterior e, se as expectativas se confirmarem, em 2010 a previdência urbana terá superávit. Em 2010, empresas que baixarem os índices de acidentes de trabalho passarão a ser beneficiadas com o pagamento de alíquota menores ao INSS.

Nesta semana também, a japonesa Tokio Marine, tornou-se a 23ª resseguradora autorizada pela Susep a operar no país.

Podcast da Semana

O podcast da semana é um áudio da AgPrev em que o secretário Ricardo Pena fala sobre o projeto de lei que cria a Previc.

Deixe um comentário