PNAD 2007: Maioria da PEA inserida na previdência

Divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) 2007, com as características gerais da população, migração, educação, trabalho, famílias, domicílios e rendimento, e que mostrou que 51,3% da população economicamente ativa (PEA), com idade acima de dez anos, contribuem para a Previdência. Pouco, mas um avanço em relação a anos anteriores, já que é a primeira vez que a pesquisa indica um número maior de contribuintes do que de não-contribuintes.

A pesquisa também divulgou que a esperança média de vida de um brasileiro ao nascer passou para 72,7 anos em 2007. São 3,4 anos a mais que há uma década. A esperança de vida é maior entre as brasileiras do que entre os brasileiros: 76,5 anos para elas e 69 anos para eles, o que contribui para agravar a razão entre os sexos no Brasil, de 95,3 homens para cada 100 mulheres.

O número absoluto e a participação de pessoas com mais de 60 anos na população brasileira aumentou consideravelmente. De 1997 pra cá, essa faixa da população cresceu 47,8%, enquanto o crescimento da população total foi de 21,6%. Os idosos, assim, já representam 10,5% dos brasileiros.

A taxa de fecundidade foi o dado que teve redução. O número médio de filhos que uma mulher teria ao final do seu período fértil foi de 1,95, menor que a taxa global de reposição, de 2,33 e dos que os 2,54 filhos que, em média, as brasileiras tinham em 1997.

No programa Bom Dia Ministro, o ministro da Previdência, José Pimentel, comentou os resultados da Pesquisa relevantes aos Sistema de Seguridade Social.

Maiores informações:
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio 2007 – IBGE (além dos comentários, da síntese e dos dados, vale a pena conferir as Notas Técnicas)

Uma resposta a PNAD 2007: Maioria da PEA inserida na previdência

  1. Vitor Navarrete diz:

    Nenhuma novidade chocante. Quase tudo é confirmação das projeções já feitas ^^

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: