Jornada Atuarial II

Acabou a III Jornada Atuarial FEA-USP. Embora um pouco atrasada chega a repercussão sobre o último dia de palestras.

Quem abriu a segunda noite foi Jorge Noronha, Diretor-Atuarial da SulAmérica, patrocinadora do evento. Noronha é português e realizou sua graduação no Canadá. É membro da SOA e da CAS e chegou a SulAmérica via ING, parceira da seguradora brasileira onde atuou por cinco anos, além disso foi consultor na NMG Consulting e na Tillinghast.

A palestra de Noronha, carregada de sotaque, abordou Solvência, Capital Econômico e Modelos Internos. Inicialmente, houve uma abordagem sobre o Solvência II e as diferentes metodologias usadas no EUA e na União Européia. Noronha apresentou a dificuldade de modelagens dos riscos operacionais e a conjuntura regulatória no Brasil, apresentando algumas resolução e trazendo uma intersecção à palestra de Alexandre Penner na noite. Na parte final da apresentação, Noronha demonstrou a utilidades destas ferramentas na solvência e gerenciamento dos riscos, e qual a participação do atuário nessas questões, desenhando modelos, levantando hipóteses, definindo cenários de estresse das variáveis e analisando a contabilização das provisões.

A atuária pela UFRJ Rosana Vieira Neves, Gerente da Gerência Econômico-Financeira de Produtos da ANS, foi a penúltima palestrante da III Jornada, abordando aspectos econômicos-financeiros da Saúde Suplementar no Brasil. Uma palestra muito interessante, ainda mais por ser uma área com a qual aqui na UFGRS não teremos nenhum contato, e pelas dúvidas apresentadas para quase ninguém da platéia.

Rosana começou abordando os aspectos históricos e a base legal do surgimento da Saúde Suplementar, como as normas presentes na Constituição Federal, a Lei 8080/90 e a criação da ANS, em 2000. Apresentando a Agência, Rosana deu uma noção da importância desta autarquia no mercado que possui 1877 companhias atuando e defende os interesses dos usuários, prestadores, companhias e, em última instância, do próprio Estado que também se beneficia do Sistema.

Atualmente, os esforços da agência estão na qualidade dos atendimentos e na solvência das companhias e alguns desafios são apresentados, como a diminuição da oferta de planos individuais e do “pacto intergeracional”, resultado de normatizações que limitam os reajustes. Uma novidades apresentada pela palestrante, foi a de que a ANS prepará uma resolução sobre portabilidade de planos de saúde, que aumentaria a concorrência ao permitir que as carências cumpridas em um determinado plano, sirvam também em outra empresa.

Leôncio de Arruda, Presidente do Sincor-SP, também conhecido pelo pessoal do G1 como “o especialista”, foi quem encerrou a Jornada deste ano. Com uma palestra institucional do mercado e do próprio sindicado, os ex-presidente da Funenseg apresentou as novidades que estão surgindo para o fortalecimento e a moralização do mercado e as prespectivas de crescimento do setor para os próximos anos. Arruda abordou muito a ética nas relações entre seguradores, corretores e segurados, e afirmou ser o bom funcionamento do mercado, um dos objetivos do Sincor-SP. Segundo o palestrante, para setembro, está previsto o inicio de uma campanha de divulgação do código de ética dos corretores, a exemplo da conscientização já promovida sobre a venda casada.

2 respostas a Jornada Atuarial II

  1. Vitor,
    Você não vai achar nada sobre debates estudantis . Infelizmente, ele não aconteceram. Não vou me deter sobre isso aqui, mas até o final da semana (será?) vou fazer um post com comentários gerias sobre o evento, incluindo a triste ocupação do auditório.
    Sobre o Arruda, não sei se deixei entendido isso no outro post, mas a critica não é para ele. Se me procurassem pra falar sobre corretagem, que não é exatamente minha praia, eu falaria. Ele até é um cara que entende bastante de seguros e tem muita experiência.

  2. Vitor Navarrete diz:

    Nada sobre discussões estudantis aqui tbm.

    Apenas resumos de palestras que lhe deixam puto pois não fui por não ter vaga e pelo que entendi nem metade do auditório estava cheio t.t

    Adorei a ironia do fim do post. Bem minha cara ^^

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: