Especialistas e especialistas

Acho que a indignação do meu amigo Vitor Navarrete, com a falta de reconhecimento dos atuários, é contagiosa. Ontem já “dei um esporo” nos jornalistas que não sabem o que é um prêmio de seguro. Depois me deparei com uma matéria no G1 que procura um especialista para saber se o seguros de automóveis vão baixar com a “Lei Seca”. E quem é o especialista? um corretor de seguros.

Nada contra os corretores (pelo menos contra os bons corretores não corporativistas), mas especialista em precificação de seguros é atuário. Está lá no Decreto-Lei 806, artigo 5º: “compete, privativamente, ao atuário: […] determinar a tarifação dos prêmios de seguro de todos os ramos”.

Será que quando esse pessoal precisar fazer uma matéria sobre construção vão procurar um corretor ou um engenheiro, arquiteto, mestre-de-obras? Por isso que cada vez sinto menos remorso em ser um “escritor” “não-especialista”.

2 respostas a Especialistas e especialistas

  1. […] de Arruda, Presidente do Sincor-SP, também conhecido pelo pessoal do G1 como “o especialista”, foi quem encerrou a Jornada deste ano. Com uma palestra institucional do mercado e do próprio […]

  2. Vitor Navarrete diz:

    Cara depois de ler a notícia eu não sei se eu riu ou choro. Vamos as observações:

    “Segundo Arruda, a redução atingirá a faixa estária em que o seguro (é) caro: a dos jovens de até 30 anos.” -> Repare que o é, entre parenteses, é meu. Sem ele a frase não faz sentido. Quem escreveu isso foi um Jornalista?

    Agora observações dos comentários:

    ###############
    Cicrano

    os ministros estam dizendo que cometer algum acidente e estiver sobre o efeito do alcool, terá o seguro suspenso.
    bom seria tambem que os motoristas que não sofressem acidentes podecem receber pelos menos 50% do valor pago as seguradoras.
    ###############
    Para esse daqui eu explicaria o que é mutualismo e acho que se ele não for um energúmeno ele entenderia que o coletivo pagam pelos acidentes localizados.


    #################
    Beltrano

    E agora vou mandar a minha seguradora às favas se ela não me der um desconto superior a 30% em relação ao que paguei esse ano. Se eles quiserem que eu continue como cliente da seguradora e do banco. Quem bebe que pague mais, quem bate que pague mais, quem faz do carro uma arma que pague o prejuízo.
    #################
    Boa sorte quando baterem no seu carro e você ficar com sem ir para o trabalho. Dai você vai ficar sem pagar a água, o gás, o condomínio etc. Ou você pode pegar um ônibus já que está na moda não poluir o meio ambiente.


    #################
    Fulano

    Apoio o comentário de Louriva. Eles dem que dar os benefícios a todoas, partindo do princípio que todo cliente é bom. Punir os ruins depois. O seguro não deve baixar porque os acidentes reduziram. tem que ser baixo sempre e quem dirigir bebado não deve ter o sinistro pago.
    #################
    Pelo menos encerrou o comentário podre com um momento de lucidez, entratano só falou porqueira no começo.


    ##############
    Astrogildo

    A maior sacanagen já vista nos últimos anos… seguro de carro é muita das vezes ilegal… pois julga o cidadão sem conhece-lo , são cobrados valores absurdos pela idade ,moradia …. onde só quem leva a vantagem é a seguradora … por mim todas deveriam abrir falência…
    ##############
    Esse daqui precisa assistir uma aula de Inferência Estatística dai quem sabe ele vai entender que a média é o melhor valor pra definir um elemento de uma população.


    #############
    Ergovênio

    Aqueles q não fumam, não bebem, não usam drogas e pagam as contas em dia, arcam com os custos dos outros em tudo.
    Planos de saúde, seguradoras, financiadoras e governo, deveriam valorizam mais os homens de bem.
    #############
    Outro que precisa aprender o que é mutualismo. Mas o pior foi encerrar falando dos homens de bem, acho ótimo todos encerrarem com esse ar superior. Como se fossem os Santos que nunca tivessem cometido pecado.

    Tipo assim se tá achando caro é simples resolver o problema. Não paga P****! Dai quando sofrer um acidente se vira pra bancar o prejuízo.

    E o pior de tudo é que no artigo não procurou nenhuma seguradora. Procurou apenas corretores. Porque além de “precificar os seguros” são eles que “cuidam das finaças” das seguradoras.

    Depois tu pergunta por que eu fico irritado com isso.

    P.S.: Olha teu orkut. É sobre a jornada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: