Cursos de CA no Brasil II

Dando continuidade ao nosso estudo sobre os cursos de Ciências Atuariais no Brasil, vamos analisar neste post, conforme prometido, a distribuição geográfica e institucional dos cursos. Antes de continuarmos, caso você não tenha lido o primeiro post da série, clique aqui.

Dos 19 cursos, 12 estão na região sudeste, com os novos cursos que estão sendo criados, a região nordeste se torna a segunda região com maior número de curso, quarto. Na região sul, há dois cursos. Na centro-oeste, há um curso. Na região norte do Brasil ainda não existem cursos de atuária.

Quando analisamos por estado e cidades, os estados do sudeste são novamente destaque. São Paulo e Rio de Janeiro, concentra, em suas capitais, quatro cursos cada um. Minas Gerais, também tem quatro cursos, dois na capital, dois no interior. Fora estes três estados todos os demais que possuem cursos de atuária, tem um único curso e em todos nas capitais, são eles: Distrito Federal, Paraná, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Há de se ressalvar que alguns destes cursos não estão plenamente em funcionamento. Alguns cursos ainda não realizaram seu primeiro processo seletivo para Ciências Atuariais, como os cursos criados em função do Reuni. Outros já não abrem mais vagas para novos alunos em seus vestibulares, caso do ICPS, do Paraná, ou reservam-se ao direito de só dar inicio a cursos caso haja um certo número de interessados, 40 no caso da Unicapital, o que não acontece em todos os processos seletivos. Outro situação é sobre qual seria o primeiro curso de CA do interior do país. Embora tenha sido idealizado antes o curso do Centro Universitário de Caratinga o vestibular da instituição está aberto e não estão sendo oferecidas vagas em Ciências Atuariais.

Os cursos com funcionamento mais regular são os das instituições públicas. São oito cursos ministrados em instituições federais e dois em estaduais. Os outros nove são de IES particulares, dos quais se destacam os cursos oferecidos pela PUC em Minas Gerais e São Paulo. Esta relação entre instituições públicas e particulares não se encontram na maioria dos cursos de graduação.

No próximo e último post da série, um pouco da história da educação de atuária no Brasil e as vagas que serão ofecidas no vestibular deste ano. Aguardem!

Uma resposta a Cursos de CA no Brasil II

  1. Vitor Navarrete diz:

    Ao que tudo indica acho que teremos quase trinta cursos de Atuária até 2012. Cada vez mais acho que “um exame” para avaliação dos formandos é necessário. Resta saber se o atual é o mais indicado para tanto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: