A Nova Escola de Sagres

O portal de internet Yahoo! e a corretora Marsh, com a consultoria DDP, especializada em massificados, passarão a oferecer seguros pela internet. Deverá estrear nos próximos dias o portal Yahoo! Assistence, que com planos a partir de R$ 9,90 oferecerá assistência técnica para computadores, e trará como adicionais Seguro de Acidentes Pessoais, garantido pela seguradora australiana QBE, e um Título de Capitalização, da Sul América, ambos no valor de 10 mil reais .

Embora já tivesse sido anunciado por setores da imprensa especializados em seguros (veja aqui e aqui), não havia maiores informações sobre o funcionamento do produto. Esta semana consegui mais informações ao descobrir o futuro layout do Portal, que está sendo desenvolvido pelo Estúdio Cactus e que pode ser conferido aqui. Haverá assistência remota pelo telefone e pela internet, para a resolução de problemas do computador, realizada pela Inter Partner. Mas a novidade é a possibilidade de contratação de seguros na rede mundial de computadores, um avanço tecnológico e comercial que já gera debates há algum tempo.

Seguindo um caminho lógico e chegando com o peso de um dos maiores sítios do mundo, a venda de seguros pela internet tem a retaguarda do Comitê Setorial de Seguros da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, que já chegou a ser chamado de Nova Escola de Sagres, em referência ao celebre local utilizado pelos marinheiros na época dos grandes descobrimentos.

Os navegadores hoje são outros, mas o início da comercialização de seguros pela internet também poderá revolucionar o mercado de seguros. E a Susep já está se preparando para isso a algum tempo.  Desde 2004, com a Circular nº 277, que faculta a utilização da assinatura digital, nos documentos eletrônicos relativos às operações de seguros, de capitalização e de previdência complementar aberta, a autarquia demonstrou estar interessada no evolução do mercado para os mares da internet.

Ainda há certas dúvidas sobre como funcionará a contratação (o link “contrate” e o “0800” não funcionam), mas pode-se apontar como principais vantagem dessa inserção dos seguros nos e-commerce’s a redução de custos e burocracia. Entretanto, tal inserção demandará investimentos, principalmente na questão da segurança, o que trará dificuldades a pequenos e médios corretores e poderá gerar grandes concentrações de mercado. Até em função disso, pode-se esperar uma grande resistência da classe, assim como a que ocorre contra bancos e calls centers.

Além disso, a evolução deste mercado também depende da maior ou menor velocidade com que as pessoas e empresas passem a possuir assinaturas digitais, que possibilitará a venda de seguros não-massivos, e das inovações comerciais que acompanharão a chegada dos seguros a rede, como programas de afiliados, e produtos direcionados aos usuários de internet (se é que isso ainda existe).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: