Mercado de resseguro aberto há 100 dias

Pouco mais de 100 dias após abrir o cadastramento de empresas do mercado de resseguro, em 17 de abril, a Susep ja contabiliza 18 resseguradores e 21 corretores de resseguro (os chamados brokers) já estão habilitados há operar no Brasil. Os números superam as expectativas da superintendência e de boa parte do mercado e já começam a causar impactos na atividade seguradora.

Dentre os resseguradores, três são locais. Quatro grupos operarão no país em mais de uma categoria, ou seja, além de funcionarem como eventuais trabalharão como locais, caso da Munich Re, ou admitidas. Por meio da Lloyd’s, 75 sindicatos e membros estão autorizados a operar no país. Com tanta “gente nova”, o mercado de seguros deverá passar por um significativo aperfeiçoamento.

Pouco mais de três meses após a abertura, o preço de alguns resseguros já caiu até 20% em relação aos preços aplicados anteriormente pelo IRB Brasil Re. Até agora, esta redução não chegou ao bolso do segurado, o que deve começar a acontecer em breve, nas renovações de apólices.

Outro ponto positivo, é que a procura por resseguros facultativos aumentou. Antes, como só o IRB oferecia o serviço, os preços e os desenhos dos contratos eram praticamente iguais, mudando apenas a capacidade de absorção de risco de cada seguradora. Agora, existe a opção de pedir desenhos diferentes de avaliação de risco, o que torna a seção de riscos mais atraente, em especial àquelas companhias que possuem menor sinistralidade e técnicas mais avançadas no subscrição de riscos.

Em compensação, algumas seguradoras estão ficando descobertas, dentre elas algumas que baixaram abruptamente os preços para vencer licitações, caso da Itaú e SulAmérica, no seguro da Petrobrás. Além disso o resseguro, que antes era praticamente automático, agora demora, em média, 10 dias, em virtude das negociações para o fechamento dos contratos, o que antes, praticamente, não existia, e o direcionamento prioritário para as seguradoras locais, definido pela lei.

Fonte:
Susep

Uma resposta a Mercado de resseguro aberto há 100 dias

  1. […] uma semana que a abertura do mercado de resseguro completou 100 dias, algumas matérias circularam na internet com avaliações de como o processo está se […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: