Resumo da Semana X

Este é o décimo Resumo da Semana e a quinquagésima entrada do Provisões. Desde 28 de abril, em versão fechada, e de 8 de junho, em versão aberta, já discutimos um pouco sobre capitalização, microsseguros, legislação e educação, mas, principalmente, sobre atuária, seguridade social e previdência complementar, seguros e resseguros, além de dicas de leituras.

Tradicionalmente, aos sábados eu apresento um resumo com as notícias mais importantes da semana, no Resumo da Semana, cumprindo assim o lema do blogue que é levar conexões cibernéticas sobre seguro, atuária e previdência.

Nessa semana o Resumo traz notícias sobre previdência pública e privada, seguro garantia e dados sobre o mercado de seguros.

Os dados consolidados pela Abrapp no mês de abril, divulgarão que o número de participantes assistidos por seus fundos de pensão chegou a 651,9 mil pessoas. Entre aposentadorias e pensões, são pagos mensalmente 1,4 bilhões de reais.

A seguradora japonesa Tokio Marine, que adquiriu na semana passada a mais antiga seguradora estadunidense, recebeu uma proposta do Banco Real pela sua participação na Real Tokio Marine Vida e Previdência. O Real mostra força após a fusão com o Santander, no momento em que diversas seguradoras no mundo estão anunciando quedas nos seus lucros. O impacto dos papéis hipotecários do EUA, afetaram significativamente os ativos de boa parte das companhias no mundo.

Está tramitando na Câmara uma proposta de lei que impede pessoas físicas de assinarem como avalistas e fiadoras em contratos. O PL 3524/08, visa extinguir “a fiança e o aval prestados por pessoa natural”, permitindo que apenas pessoas jurídicas assumam esse compromisso em contratos e dívidas. Se aprovado, o projeto deverá incentivar a contratação de seguros fiança, e estimular o crescimento do ramo seguro garantia, que também poderá ser beneficiada pela reserva de mercado solicitada pelo setor naval brasileiro e argentino. O seguro fiança ganhou um forte concorrente recentemente, pois a CEF lançou um cartão de crédito no qual é cobrado automaticamente o valor do aluguel.

E o Ministério da Previdência, que anunciou a redução do déficit do RGPS de 21,2% em junho, pretende leiloar a folha de pagamento do INSS.

3 respostas a Resumo da Semana X

  1. […] um novo produto, a ser lançado pela Caixa Federal, que noticiamos no Resumo da Semana X, deverá seguir o mesmo caminho de polêmicas e discussões que cercaram a regulamentação da […]

  2. Dados sobre o mercado de seguro garantia, entre os meses de janeiro e maio.
    De 2008 para 2007, houve um aumento no volume de prêmios de 64%, mas a margem de contribuição (de onde é retirado o lucro) vem caindo: 24%, em 2006, 21% em 2007 e 19% em 2008.

    Acredito que isso possa ser conseqüência do aumento de concorrência no setor, praticamente dominado pela seguradora paranaense J. Malluceli.

    FONTE: CASTIGLIONE

  3. Vitor Navarrete diz:

    Essa história de acabar com fiadores físicos vai dar o que falar. Espero que não me encham o saco aqui no meu ap alugado😛

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: