Abertura do resseguro cria necessidades e oportunidades de qualificação

O mercado de resseguros no Brasil ainda está em formação. Na semana passada foi fechada o primeiro contrato de resseguro pós-abertura. Não é nenhuma dizer que até a abertura, em abril, havia no país um setor de resseguro, comandado pelo IRB Brasil Re. Nesta fase de transição, resseguradoras vêm se instalando no país ou solicitando autorização como eventuais e admitidas, surgem novas corretoras de resseguro, e há estimativas de que cheguem a cem as empresas desse mercado.

Neste contexto, a qualificação ganha destaque. Começam a ser publicadas obras pra servir de referência as operações, e diversos cursos estão sendo criados para qualificar quem trabalhará na área. A Escola Nacional de Seguros realizará ainda um MBA focado em seguro e resseguro e já está oferecendo cursos sobre Princípios Básicos de Resseguro e Curso Avançado de Resseguro, que já irá pra sua segunda turma.

A Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, promoverá a partir de agosto o curso de extensão A nova lei brasileira do resseguro, em que abordará além da regulamentação existente as modalidades de contrato.

Dois encontros ainda discutiram temas relacionados ao resseguro. O Seminário Resseguros Brasil 2008, promovido pelo escritório brasileiro do International Quality & Productivity Center em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de julho. Em agosto a Funenseg realizará o Encontro sobre Arbitragem no Seguro e Resseguro, para debater as aplicações da Lei 9307/96 no mercado de resseguro.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: