Reformas da previdência francesa

Gostaria de indicar um post do jornalista Jorge Felix, do Blog do Jofe, que traz textos sobre longevidade. O texto fala sobre a reforma da previdência na França, país caracterizado pela participação política de sua população e pelo seu Estado de Bem Estar Social, e que, segunda a ONU, terá, em 2040, um terço de sua população com mais de 65 anos.  Em virtude disso o país passa por mais um debate sobre a reforma no seu sistema de Seguridade Social.

Os franceses – com as mais baixas taxas de empregabilidade aos 55 anos ou mais de toda a Europa – viram o tempo de contribuição aumentar de 37,5 anos a 40 anos (reforma de 1993, setor privado) e o percentual de contribuição também elevar de 4,7% a 6,55% e estão, agora, constantemente ameaçados por uma mudança do tempo de contribuição para até 42,5 anos, como querem alguns reformistas.

Quem tiver maior interesse pode conferir este texto para discussão do IPEA, com um comparativo dos sistemas de Seguridade Social em grande parte do mundo com o caso brasileiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: