Inflação na terceira idade e a indexação das aposentadorias

Saiu um novo IPC-3i, índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade, divulgado trimestralmente pela FGV com a variação de preços para famílias compostas majoritariamente por idosos. A inflação de 2,65% foi, conforme divulgou a Fundação, a maior desde o primeiro trimestre de 2003, superando em mais de 10% o IPC-BR do mesmo período.

O IPC-3i já chegou a ser cogitado como índice de correção para  os benefícios de aposentadoria, mas sua utilização esbarrou em alguns problemas. Além de ser um índice muito sazonal (é divulgado trimestralmente, enquanto a maioria dos demais é feito mensalmente, com prévias dentro deste período), o IPC-3i se restringe a coleta de dados nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Dentre os grupos de produtos que possuem peso maior no IPC-3i do que no IPC-BR estão Alimentação, Saúde e Cuidados Pessoais.

Embora apresente a característica de manter o poder de compra de uma pessoa considerando a alteração no seu consumo, decorrentes do envelhecimento, a indexação pelo IPC-3i das aposentadorias não representaria grande alteração, seja para os beneficiários, seja para a instituição. Averiguei que, desde janeiro de 2005 até o segundo semestre de 2008, ou seja, por 42 meses, o IPC-3i ficou pouco menos de 1% acima do IPC-BR, ora maior ora menor que o índice padrão.

A utilização do índice da Terceira Idade pode ser mais um ferramenta comercial do que técnica, no desenho de um produto. Eu, particularmente, acharia no mínimo interessante adquirir um produto que me garantisse no futuro, uma renda baseada no que hoje, considero necessário para sobreviver após os 60.

Veja também
Estudo com o IPC-3i

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: