Vai fazer o que nas férias?

Julho é o mês que concentra a maior parte das férias na maioria das universidade. Pra não perder o ritmo de estudos adquirido a tantas custas no final de semestre e não aplicar mais o KO de que não leu isso ou aquilo por falta de tempo vão aí algumas dicas de leituras para as férias sem gastar muito e não esquecendo de descansar um pouco pra ir com tudo no próximo semestre.

Biblioteca. Esta é a alternativa com maior diversidade de opções, mas, tratando-se de atuária biblioteca é um tópico delicado. Se tem algum livro sobre o tema na sua universidade não custa tentar dar um olhada, mesmo que ele aborde algum assunto de um disciplina que você ainda não cursou. Na UFRGS, recentemente, conseguimos novos livros e periódicos.

Outra alternativa são as bibliotecas das unidades da Funenseg e dos Sincors que existem em algumas cidades, mas que até onde eu sei não permitem retirada. Vale também procurar livros em faculdades que não oferecem o curso de Ciências Atuariais, mas que possuem cadeiras sobre atuária ou seguros para cursos como contabilidade e economia. Recentemente, descobri que a duas faculdades daqui de Porto Alegre tem livros sobre atuária que nem a própria UFRGS possui.

Internet. Na internet há alguns trabalhos interessantes sobre seguros e atuária. A Swiss Re é uma empresa que produz bastante material, num outro post selecionei os que estão em português. Tem ainda os Sigmas, estudos com dados do mercado mundial, disponíveis em sete línguas (do inglês ao japonês, passando pelo espanhol e o alemão). Pra quem se interessa em previdência social pode conseguir alguns textos no NAP-UFRJ, no IPEA e no MPS. Na Revista Brasileira de Risco e Seguros, tem artigos sobre os mais diversos assuntos relacionados a seguros e previdência, assim como na página da Revista Apólice. A consultoria Rating de Seguros disponibiliza para leitura alguns artigos teóricos.

Dá pra dar uma força lá na Wikipédia também, escrevendo sobre Ciência Atuarial ou traduzindo artigos de wikis em inglês ou alemão.

Ler o Provisões. Com certeza tem algumas entradas do Provisões que você ainda não leu. São algumas dezenas de textos que podem ser conferidas um a um, ou aleatoriamente, no post surpresa.

Você pode ainda ignorar tudo o que escrevi aí em cima e pesquisar o preço de livros e comprar alguma coisa legal pra ler nas férias sobre atuária ou outros assuntos.

Eu, que não ia deixar de usar minha cota de impressões que “a mãe Úrguis” fornece todo o semestre, imprimi seis sigmas da Swiss Re que ainda não havia lido. Mas, como costumo estudar as matérias que são requisito para as cadeiras do semestre seguinte, provavelmente não vou ler todos nestas quatro ou cinco semanas até o começo violento do segundo semestre do ano.

Boas férias e boa leitura!

Uma resposta a Vai fazer o que nas férias?

  1. […] da Semana VI Você pode até achar que relação de dicas para leitura de férias que publiquei aqui foi o que de mais importante aconteceu na semana, mas muito embora ela merece um […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: